sábado, 21 de março de 2009

Camara do Deputados realiza O FORUM BRASILEIRO DO CIRCO dia 26 de março em Brasília e não convida entidades circenses.

Será que esta leoa, um animal selvagem, foi maltratada por seu domador?
Orlando Orfei e Elza.

Marlene Olimpia Querubin - Presidente da
UBCI - União Brasileira de Circos Itinerantes

Camara do Deputados realiza O FORUM BRASILEIRO DO CIRCO dia 26 de março em Brasília e não convida entidades circenses.

Por meio desta, manisfestamos nosso repúdio ao FORUM BRASILEIRO DO CIRCO que se realizará na Câmara dos Deputados, no próximo dia 26 de março, por iniciativa do Sr. José Carlos dos Santos Silva, palhaço Plim Plim, assessor do Deputado Paulo Rubem Santiago do PDT-PE.



O FORUM BRASILEIRO DO CIRCO, iniciativa que poderia merecer aplausos, está maculado com um defeito gravíssimo que o descredencia como gerador de bases para a construção de uma legislação adequada e de políticas públicas de incentivo a atividade circense.


Ora, Fóruns, eram os centros das cidades romanas, o mesmo que Àgora para os Gregos, era lá que os cidadãos debatiam assuntos ligados ao comércio, religião, sociedade etc. O FORUM BRASILEIRO DO CIRCO pretende discutir assuntos que envolvem o Poder Público e a comunidade circense e que podem selar o destino de muitas famílias, empresas e tradições culturais milenares.


Mas para esse encontro que se entitula FORUM BRASILEIRO DO CIRCO não foi chamada nenhuma entidade que represente, empresários circenses, familias circenses e artistas circenses. Quem representa o CIRCO brasileiro neste fórum? O palhaço Plim Plim? Jamais!!!


É inadmissível que o assessor de um representante do povo brasileiro, um deputado, realize um evento dessa importância sem saber que existem a UBCI – União Brasileira de Circos Itinerantes, ASFACI - Associação das Famílias Circensesa ABRACIRCO – Associação Brasileira de Circo e o SATED – Sindicato dos Artistase Técnicos em Espetáculos e Diversões. Isso sem falar em ONG's que defendem os animais em circo, Associação dos Zoológicos, Cooperativas de artistas circenses etc.


Mas essas quatro entidas acima citadas são militantes da defesa das artes circenses que JAMAIS poderiam ser esquecidas nesse evento.
Esse fato DESCREDENCIA a iniciativa e retira dela qualquer credibilidade que a mesma poderia impor junto aos órgãos do Estado.


Uma intenção de onde poderia surgir uma gama enorme de sugestões para vários setores do Poder Público, acaba por reverter toda uma articulação – de anos - da comunidade circense, no combate a aprovação do substitutivo ao Projeto de Lei 7291/06 apresentado pelo Deputado Antonio Carlos Biffi, do PT/MS.


O Senador Álvaro Dias apresentou o Projeto de Lei original, que regulava a atividade circense, o PL foi resultado de anos de discussão com a classe circense e todos seus legítimos representantes.


A realização desse FÓRUM, sem que fossem convidadas as entidades representativas do Circo Brasileiro, justamente na véspera do dia em que é comemorado o dia nacional do Circo, quando todos os circenses estão se preparando para vários espetáculos comemorativos, nos parece uma forma de realizar o evento sem discussão daquele substitutivo que pode acabar com tradições que remontam a gerações inteiras de famílias circenses, fechar várias empresas e tornar profissionais reconhecidos mundialmente sem emprego, dentre outras desgraças e arbitrariedades que a aprovação daquele substitutivo pode causar.


É vergonhosa a forma discriminatória como os circos são tratados no substitutivo, é inconstitucional, anti-ético, anti-democrático e aviltante o tratamento destinado aos artistas circenses, suas famílias e aos empresários circenses.


Enfim, todas as entidades, que assinam esta carta de repúdio, querem informar que não foram convidadas ao Forum Brasileiro do Circo, que será realizado em data inoportuna e não terá nenhuma credibilidade, tendo em vista que não haverá diálogo e participação dos legítimos representantesdo CIRCO BRASILEIRO.

Rogamos a todas autoridades que recebem nossa carta, que tomem providências no sentido de fazer valer o Estado Democrático de Direito, e que nãose deixem enganar por oportunistas que não conhecem a realiadade do Circo no Brasil, seus anseios, angústias e problemas.


Esta carta está sendo enviada para toda a imprensa, com a lista de autoridades as quais a mesma foi encaminhadas por via eletrônica.


Atenciosamente.
( assinam as entidades e demais )


UBCI- União Brasileira de Circos Itinerantes
Marlene Olimpia Querubin
Presidencia
www.spacial.com.br
+55 - 11 92919857
+55 - 11 7875 2193


Carta aberta a Marlene Olimpia Querubin - Presidente da UBCI - União Brasileira de Circos Itinerantes

Cara Marlene.
Saudações!

É importantíssimo que você. que é eloquente e hoje uma das mais importantes representantes dos circos brasileiros, tome a frente e se faça representar. Numa conversa, no Anhembi em 2006, entre eu, Beto Pinheiro, George Stevanovich, Marcio Stankowich, e o pai, Orlando Orfei e Mário Orfei, Arturito, e acho que você, não lembro, eu lembrei que o maior problema dos Circos no Brasil era a falta de uma representatividade efetiva. Ele fizeram, tudo isto porque sempre acharam que nós éramos um bando de ciganos sem identidade política. Eles nunca imaginaram possibilidade de terem todos os os circos com seus animais e carretas caminhões e trailers, reunidos a Esplanada dos Ministérios em Brasilia, protestando, contra a discriminação aos circenses. Isso eu npropus naquela noite, mas entrou por um ouvido e saiu pelo outro. "Fogueira das Vaidades". Dez anos (1970-1980) eu permaneci no Orlando Orfei e nunca senti intenção de unificação dos mais famosos. Orfei, Garcia, Thyani, Bartolo, Spacial e até o Beto Carreiro.
Quando eu estava Coordenador de Comunicação Social da Prefeitura Municipal Nova Iguaçu, (1983-1986), e esquecia de convidar uma entidade, para uma audiência pública, esta imediatamente se fazia representar, até, mediante uma simples e sumária liminar. É de suma importância que estas entidades estejam presentes dia 26, até para demonstrar força junto aos congressistas, única linguagem que eles respeitam neste estado de direito dito democrático. É pena que Orlando Orfei, debaixo dos seus 88 anos de idade, não possa estar presente, mas se você for, garanto que já é meio caminho andando.
Continuamos aqui em nova Iguaçu à sua disposição.
Vou publicar a tua carta assim como esta, no meu Blog.
Atenciosamente
David Avelar
Assessor de Imprensa de Orlando Orfei
www.davidavelar.blogspot.com
davidavelar@yahoo.com.br

Nestes links estão os resultados da desunião:
********************************************************************************
Olá amigos!

Talvez não seja do conhecimento dos senhores, portanto, repasso a informação.

Vamos nos manifestar contra essa enganação que é o Fórum Brasileiro do Circo (a ser promovido pela Câmara dos Deputados)! Como sempre, o Circo é vítima da visão preconceituosa, deturpada, terrorista, fundamentalista e interesseira de alguns elementos.
Abaixo, segue texto sugerido como carta de repúdio ao evento, elaborado pelas competentes Senhoras Alice Viveiros de Castro e Marlene Querubim:
Alan Fabre.




diHITT - Notícias

terça-feira, 17 de março de 2009

A Criança que calou o mundo por 5 minutos na RIO-ECO92

Eu encontrei tempo para assistir ao depoimento deste criança na ECO92 no Rio de Janeiro.
Parece que as palavras proferidas por ela, entraram por um ouvido e saíram pelo outro.
Na época ela representava a ECO-Organização das Crianças em Defesa do Meio Ambiente. Severn Cullis Suzuky é canadense e hoje está com 30 anos. Ela fez a parte dela. E como fez!
Minha empresa foi responsável pelo som do Pavilhão 7, e tive a oportunidade e o privilégio de assistir ao vivo. Agora depois de tantos anos encontro o vídeo que me foi enviado pelo Alexandre O Grande.
Vale aqui uma análise profunda. O YouTube coloca o numero de pessoas que vêem os vídeos, no canto à direita em baixo.

O 1º video da Severn tem 233170 hits.
O Vídeo postado em 27 de janeiro de 2007 por um usuário cujo nick é evandronew, tem 1.824.180 de hits http://www.youtube.com/watch?v=5g8cmWZOX8Q

Severn Suzuky tem 135 vídeos postados nos últimos anos, até porquê não havia YouTube em 1992. Aliás a Internet estava engatinhando.

Severn Cullis-Suzuki (born November 30, 1979 in Vancouver, Canada)

Leia mais:
SEVERN SUZUKY
. , HOJE




diHITT - Notícias

domingo, 1 de março de 2009

O custo abusivo da energia elétrica no Brasil


Nós temos a maior rede fluvial do mundo. Nós ainda temos a maior usina do mundo. A Hidrelétrica de Itaipu Binacional. Vamos perder a higemonia, quando a Usina Hidrelétrica das três Gargantas, no Rio Yang-Tsê, na China, entrar em pleno funcionamento, previsto para este ano.
Aprendíamos na Escola Técnica Celso Sucow da Fonseca em 1998, que a geração hidrelétrica era a mais barata e mais limpa. Só para terem uma idéia, eu tenho uma amiga que mora em Las Vegas (um dos lugares mais quente do mundo). Ela trabalha em casa, costurando figurinos para artistas dos shows dos cassinos. Fica com dois ar-condicionados de 10.000 BTUS ligados 24 horas. Mais todos os utensílios elétricos. Paga US$ 80.00 por mês. Detalhe. A maior parte da energia de Las Vegas ainda continua sendo gerada pela represa Hoover, construída na época da Grande Depressão Americana e inaugurada em 1936 a um custo de 48 milhões de dólares. Outra parte da energia, já vem da floresta de geradores eólicos ao longo da famosa rota 62 na Califôrnia http://en.wikipedia.org/wiki/San_Gorgonio_Pass_Wind_Farm. A energia e o desperdício d´água, deveriam ser absurdos, com tantas fontes e roupas para lavar. Vejam esta matéria de Tanira Lebedeff, correspondente da Globo News em Los Angeles.
Agora vejam esta pérola do MST. Isso mesmo, página do Movimento dos Sem Terra. ORG.
http://www.mst.org.br/mst/pagina.php?cd=4467 . O professor Dr. Dorival Gonçalves Junior, da Universidade Federal do Mato Grosso, dá as devidas explicações com um certo fundo ideológico de esquerda, como deveria ser ser numa página do MST. Destaco essa máxima do professor...- "Mas os capitalistas que acessam essa cadeia produtiva acabam desfrutando, além do lucro médio, um lucro, que eu chamo de suplementar, que faz com que obtenham alta lucratividade nessa área".
Ainda pesquisando no Santo GOOGLE encontramos uma página do MAB - Movimento Amigos de Bairros, Nacional, que mais parece um panfleto virtual
Um BLOG mineiro define bem o que aconteçe no Brasil
6.100 referências no Google, a maioria esmagadora protestando contra o alto custo da energia no Brasil.
A assim aconteçe com a gasolina, comunicações, veículos, alimentação, etc.
Impressionante. Para mim a Internet é fonte de estudo, aprendizagem, pesquisa e óbvio, conscientização. Aí vem a famosa pergunta que não quer calar e odiada pelos xenófobos-xiitas. "O que bom para os outros países, não é bom para o Brasil? O último cara que fez essa pergunta quase foi linchado numa reunião de literatos-pseudo-nacionalistas-de-esquerda na década de 80, e continua valendo a indignação. Não vamos comparar o Brasil aos outros países. São realidades diferente, diziam. E é por isso, que o Brasil está na merda! Desculpem a palavra xula. Ainda mais agora quando a economia está "globalizada". Quando uma empresa dá um peido na China e gente sente o cheiro aqui. Algo como o "Efeito Borboleta". E quando falo que o Brasil está na merda, é porque acredito que este país ainda vai ser o "País do Futuro".
Links relacionados:




diHITT - Notícias