sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

O Nilber está vivo!

Ana Cristina
 OLÁ, AMIGO (A)


COMO VOCÊS SABEM, RESPONDO PELA ASSESSORIA DE IMPRENSA DA PREFEITURA DE MESQUITA. NO PRÓXIMO SEMESTRE, O PREFEITO ARTUR MESSIAS ESTARÁ INAUGURANDO UMA NOVA CRECHE NA CIDADE, QUE VAI ATENDER CRIANÇAS A PARTIR DE QUATRO MESES ATÉ CINCO ANOS DE IDADE. SUGERI
 AO PREFEITO ARTUR MESSIAS (PT), QUE TAMBÉM É JORNALISTA, QUE COLOCASSE O NOME DO JORNALISTA, NILBER BITTENCOURT, NAQUELA UNIDADE. NILBER MORREU DE LEUCEMIA, AOS 29 ANOS, EM 14 DE DEZEMBRO DE 1997, QUANDO EXERCIA O CARGO DE SUBEDITOR DO JORNAL A NOTÍCIA. ARTUR, QUE TAMBÉM FOI COLEGA DE NILBER, PEDIU QUE FIZESSE UM TEXTO JUSTIFICANDO A MINHA SUGESTÃO. POR ISSO, SE VOCÊ CONCORDA COMIGO, POR GENTILEZA, ME MANDE UM DEPOIMENTO, PEQUENO, DECLARANDO SUA OPINIÃO SOBRE A ESCOLHA DO NOME PARA A CRECHE QUE VAI FUNCIONAR, COM JEITINHO DE ESCOLA. NO FINAL, COLOQUE SUA ATUAL FUNÇÃO.

ENTRE NAMORO E NOIVADO, TIVE UM RELACIONAMENTO COM O NILBER QUE DUROU 11 ANOS. COMO TODO CASAL JOVEM, TÍNHAMOS SONHOS E PLANOS DE VIDA, INTERROMPIDOS PELO DESTINO....O TEMPO PASSOU E HOJE ESTOU CASADA. MINHA SUGESTÃO É UMA MANEIRA QUE ENCONTREI PARA HOMENAGEÁ-LO, EM NOME DE TODOS NÓS, PELO GRANDE PROFISSIONAL QUE ELE FOI.


NILBER ESTAVA NA REDAÇÃO DO JORNAL QUANDO RECEBEU, DE SEU MÉDICO, A NOTÍCIA QUE ESTAVA COM LEUCEMIA AGUDA, QUE PRECISAVA, COM URGÊNCIA, SE INTERNAR. NUM GESTO DE AMOR A PROFISSÃO, TROCOU O DESESPERO PELO PROFISSIONALISMO E DECIDIU CONCLUIR O FECHAMENTO DO JORNAL. SÓ ASSIM, DESPEDIU-SE DE TODOS E FOI PARA O HOSPITAL, ONDE FICOU 24 DIAS, ATÉ SUA MORTE.

Matéria sobre a Creche de Mesquita



 DEPOIMENTOS

David Avelar
David Avelar - Conheci o Nilber através da jornalista Ana Cristina Rocha Carvalho, quando era Coordenador de Comunicação Social da Prefeitura de Nova Iguaçu, em 1985. Eles já namoravam. Todos deram um depoimento escrito sobre o Nilber. Eu posso ir mais longe. Vou postar no YouTube um dos inúmeros momentos que passamos juntos, na maioria das vezes com o Nilber atrás da câmera. Ele foi durante 10 anos, nosso cinegrafista, editor e principalmente um companheiro de todas as horas. Este pequeno documentário filmado em Januária, MG, em 1988, (clique aqui)

retrata bem a amizade que nos unia. Após sua morte em 1997, passaram-se mais de 15 anos sem que tivéssemos coragem de entrar nos arquivos da Ria Som, para ver mais de 300 horas de imagens, onde o ele estava presente como ícone, a nos lembrar de sua alegria, profissionalismo e acima de tudo o amor que ele tinha pelas pessoas, em especial a uma com o qual eu finalizo este documentário. Ataualpa Carvalho, seu futuro cunhado nunca viu estas imagens. Era fã incondicional do Nilber. Devido às nossas crenças espirituais, eu e ele sempre achamos que Nilber sabia do seu tempo neste plano, e de alguma maneira, adiou por 11 anos um amor declarado a cada momento que estava longe. Seu amor pela Aninha. Ao ser questionado veementemente por nós, ele simplesmente dizia; - ainda não está na hora. Sandra, Luiz Antonio Baptista, Renato, Ney Stolano, Dário Trindade, André e Alexandre Zichtl, Sandoval, Mauricio Vasconcelos e mais uma dezena de amigos, que formavam o cast da Ria Som, fizeram um voto de silencio em protesto, indignados com partida prematura deste que foi nosso irmão. Não era raro encontrar a dupla, Luiz Antonio e Nilber, varando a noite em edições no studio, para no outro dia viajar. Luiz Antonio o chamava de Fantasma. Cabelo era outro apelido do Nilber. Numa festa do Patronato ele e os irmãos Zichtl, expulsaram-me do house-mixer e assumiram o comando do som. Eu estava nervoso. D’outra  feita passaram a noite azarando o descanso da equipe, em Januária num Hotel colonial avarandado. Eu com garganta inflamada devido à poeira da viagem, coloquei a 765 em cima do criado mudo e avisei que aquele que invadisse meu quarto ia levar chumbo. Mesmo assim deram nós nas calças do Luiz e  encheram-nas de pasta de dentes. Onde nós íamos Nilber deixava sua marca. Era adorado em Miguel Pereira onde ficávamos hospedados no “Pedacinho do Céu” de propriedade de dois velhos professores de inglês (tenho imagens de lá). A confiança era tanta que nós pegávamos bebida no bar a anotávamos num caderninho. Tenho a certeza que hoje ele espera por nós, para de novo colocarmos o pé na estrada.

Sandra Avelar
Sandra Avelar - O Nilber para mim foi como um filho, um irmão. O Nilber virava as noites no studio da Ria Som, ao lado na nossa casa editando, sozinho, as propagandas e documentários para os eventos. Da janela do nosso quarto, podia vê-lo trabalhando. E foram muitas as vezes que, de madrugada, levava lancha para ele. Ele fazia parte de nossa família. Mesmo com a pouca idade nos dava conselhos.  Levava as nossas filhas para o colégio. Lembro das palavras do Nilber, no tempo em que ele ficou no hospital. - Sandra, não fique preocupada, eu vou sair dessa. E da última vez que nos falamos e disse: - Amanhã almoçarei um fettuccine feito pelo David.





Isabel Avelar
Isabel Avelar: Era o filho que meu pai queria. Ele está vivo na minha lembrança.











Graciete Grace
GRACIETE GRACE - "Muito merecida a homenagem. Assim a gente o eterniza p quem não o conheceu. Pq quem o conheceu não tem como equece-lo. Bj "
            ** Enviado em trânsito **








Luiz Antônio Bapp
LUIZ ANTONIO BAPTISTA - "OI ANA ROCHA. FIQUEI EMOCIONADO AO LER O E-MAIL. TU SABES DA PROXIMIDADE MINHA E DE NILBER NAS VÁRIAS ANDANÇAS DE NOSSAS VIAGENS PELA RIA SOM. QUERIA PARABENIZAR O ARTUR PELA SENSIBILIDADE, QUANTO A VOCÊ DISPENSO COMENTÁRIOS.

VAMOS LÁ:


TIVE O PRIVILÉGIO MUITO DE PERTO DE CONVIVER COM UM BAITA PROFISSIONAL QUE FOI O NILBER.
VIAJAMOS MUITO A TRABALHO EM VÁRIAS EXPOSIÇÕES AGROPECUÁRIAS. DIVIDÍAMOS SEMPRE O MESMO QUARTO, NÃO BRIGÁVAMOS NUNCA
APESAR DA PROXIMIDADE. SABES POR QUÊ: POR CAUSA DO SEU LADO CRIANÇA DE SER - SINCERO, FIEL, PALHAÇO, TRANSPARENTE, HONESTO.
NILBER ME ENSINOU A DUALIDADE ADULTO - INFANTIL. 
QUE A GRANDE CRIANÇA E A CRIANÇA GRANDE COMO O JORNALISTA NILBER POSSA HABITAR EM NOSSOS CORAÇÕE E PRINCIPALMENTE NO CORAÇÃO DO POVO MESQUITENSE.
VIVA AS CRIANÇAS, VIVA O JORNALISTA NILBER BITTENCOURT."




Alexandre Rodrigues
ALEXANDRE RODRIGUES - "Além de um amigo fantástico, Nilber Bittencourt foi um jornalista com um potencial imenso, apaixonado pela profissão, não apenas pelo trabalho em si, mas por seus caminhos e o futuro, parte de uma geração que talvez tenha sido a última a viver o jornal impresso com toda sua glória e importância. Como muitos, naquele dia fatídico testemunhei seu drama e o exemplo de profissionalismo que deu. A escolha de seu nome para a creche é mais do que justa. Alguns precisam de pouco tempo para fazer grandes coisas". 

Alziro Xavier
"Nilber Bittencourt
jornalista de de coração
escrevia com  emoção, grande amigo, companheiro como ele,
acho que não tinha não.
Quantas vezes, em nossas pautas, 
não conseguíamos almoçar ou jantar,
ele se preocupava, apenas, a matéria terminar.
Falava muito do seu carro,
ele ia turbinar,
gostava de mecânica e ia pedir ao Ivan de Oliveira
pra viajar. 
Falava muito do futuro que demorava a chegar,
pois com sua amada Aninha, ele ia se casar.
Sonhava em ter um lar, e de crianças com certeza,
eles iam povoar.
Nilber, um menino sonhador, tinha no peito um coração
tão forte que não precisava de doador, mais tinha no sangue
uma doença malvada que sua vida tirou.
Nada mas justo, de uma lembrança sem fim,
daquele que nos deixou, com  muita saudade
o nome dele gravado numa cheche com flores
e jasmim".

Alziro Xavier

Marcos Hermes
Marcos Hermes - Aninha, querida,

Achei sensacional esta idéia de homenagear nosso querido Nilber! Confesso que fiquei emocionado com a novidade, pois ele era uma grande figura e com certeza ficará feliz demais com isso - de onde ele estiver. 

Conte comigo em qualquer ação relacionada à ele.

Vou escrever o texto e lhe enviar em msg privada.

Aproveito para deixar um abraço aos meus amigos jornalistas aqui copiados. Quem sabe a gente consegue marcar um chopinho para matarmos a saudade e colocarmos o papo em dia? Quando eu for ao Rio avisarei à vcs.

Abraços saudosos,

Marcos Hermes

Claudio Moura
Claudio Moura: Amigo David, tudo bem ? E com a Família ?

Por favor: Gostaria que incluísse na homenagem que a Aninha está fazendo ao Nilber, este meu pequeno depoimento:

Antes de mais nada, parabenizo a brilhante ideia da Aninha ! Ninguém melhor do que ela, para descrever o ser humano e o profissional que foi o nosso querido e eterno amigo Nilber ! Juntos, dentro da nossa profissão, e os amigos David e Sandra Avelar confirmam minhas declarações, vivemos momentos inesquecíveis e mesmo com todas as precariedades e dificuldades da época, realizamos trabalhos que repercutem até o dias de hoje ! Nilber sempre foi sinônimo de lealdade, fidelidade, solidariedade, amizade e sem sombra de dúvidas, um Filho exemplar, um companheiro inigualável, apaixonado por sua alma gêmea claro, a Aninha e também, por sua profissão ! Nossa, quantas saudades Nilber e realmente, fico extremamente emocionado não só pela Homenagem como também, quando surgem as recordações dos bons e velhos tempos que prestávamos os nossos serviços profissionais na Ria-Som, o Nilber, com as filmagens e eu, com entrevistas e apresentações de eventos ! Infelizmente, por vontade de DEUS, Nilber nos deixou ainda na flor da idade mas com certeza, perpetuará para sempre em nossos Corações e em nossas memoráveis e alegres lembranças ! Homenagem mais do que justa e merecida e acredito que o Prefeito de Mesquita, nos dará este presente: Uma Creche com o nome do nosso saudoso e super-amigo Nilber ! !








Anna Carolina Passos
Anna Carolina Passos - Aninha, amore!
Reforço o time que achou essa ideia sensacional! Acredito que toda essa turma que foi copiada no e-mail concorda que o Nilber merece, sim, essa bonita homenagem.
E também concordo com a Vanessa... Tomara que a inauguração seja num finde para que a galera que mora fora do Rio possa vir e se encontrar.
Enfim... mando minha mensagem num e-mail que enviarei a seguir.
Grande beijo... em vc e nos colegas de Jornal de Hoje que estão incluídos nessa mensagem.
Anna Carolina Passos






Cristina Monteiro do Nascimento - Ana Baixa, uma imagem fala mais que mil palavras. Imaginam duas... 
 
OBS: Essa foto foi você que me deu, lembra Baixa?

**********************************************************************************************************
Do Almeida - "Um grande gesto desta pequena menina, conheci os dois e muitas vezes dei boas gargalhadas junto com estes. Que esta creche seja o reflexo do que o Nilber representou em vida, muita alegria, inteligência e disposição.Parabéns Nilber e Parabéns Aninha pelo gesto e pela Luz!!!!!Flavio Silva ".
Aninha, parabéns!!! 


***********************************************************************

Clébio Luiz
Clébio Luiz de Sousa - Conheci Nilber Bittencourt em 1995, no Jornal de Hoje, Naquela época, ele ainda se formando, já mostrava seu talento com matérias relevantes. Inquieto por natureza, ele não se contentava com as chamadas matérias “água-com-açúcar” e se empenhava em buscar temas que mostrassem, entre outras coisas, as mazelas deste país, destacadamente da Baixada Fluminense. Era jornalista por vocação.
 Lembro-me que ele estava muito feliz quando conseguiu uma vaga no jornal A Notícia. Profissional que amava o que fazia, Nilber não se rendeu à doença e cumpriu seu papel até o dia em que foi se internar para se tratar. Aliás, quando soube que ele estava internado fiquei sem entender nada, pois não aparentava nenhum problema. Mas são desígnios de Deus.
Um dia antes de Nilber morrer, liguei para o hospital e ele me atendeu. Eu perguntei como estava e ele me respondeu: “Companheiro, vou sair dessa e vamos tomar uma cerveja bem gelada para comemorar”. Infelizmente, não deu tempo e a doença ceifou sua vida.
Por várias vezes eu o cumprimentava assim: Nilber Bittencourt...Bitencourt tem medo. Ele entendia o trocadilho e não tinha medo. Nem da doença que o matou.
Como dizia Fernando Pessoa: “Tudo vale a pena quando a alma não é pequena”. E Nilber tinha a alma muito grande e talvez seja por isso que Deus o chamou após ele ter cumprido sua missão na Terra.





O cinegrafista e a iluminadora (Nilber e Aninha)

Nós, desbravando os caminho misteriosos da Internet em 1991 (BBS)

Festa lá em casa