terça-feira, 22 de maio de 2018

Hoje é dia de Circo


Hoje, vi-me sorrindo novamente, como numa das poesias de Orlando Orfei “O Palhaço”, junto com minha neta Giovanna e família, no Circo Patati Patatá. 

É normal para um circense, ainda mais, quem fez parte de um grande circo*, quando vai visitar outro, olhar tudo, nos mínimos detalhes. Só encontrei coisas boas no circo do nosso amigo Frederico Reder. Desde a sua posição geográfica localizada no shopping Caxias, às margens da Rodovia Washington Luiz, com acesso rápido e uma visibilidade fantástica. 

Passando pela portaria, fomos extremamente bem tratados, pelo Junior, Erica e Fabiano. Aí pensei: é porque somos “da família”: mas logo vi que o público também era. Ao chegar na magnífica praça da alimentação, com os brinquedos, à venda, do Patati Patatá, local para as crianças tirarem fotos com a famosa dupla de palhaços, a tradicional bandinha. As instalações sanitárias em trailers de fácil acesso e muito limpos. A melhor lona da Cannobio italiana. O piso incrível. As cadeiras de praça, ar-condicionado, e, obviamente, a pipoca, cachorro-quente, algodão-doce, enfim...

 Mas, o que mais me emocionou, não foram as luzes incríveis, o som maravilhoso, a estrutura impecável, a alegria dos artistas no palco, as músicas que encantam as crianças, mas sim, olhar para a plateia e ver todos cantando, todos dançando, dos adultos até às crianças mais jovens.

Frederico é um vencedor. Nos conhecemos há 25 anos, quando eu, minha esposa Sandra e Herta Orfei, fomos convidados assistir o espetáculo do Circo Reder (ainda em atividade) do Via Parque, na Barra da Tijuca. Frederico faz parte de uma nova geração de circenses apaixonados pela vida debaixo da lona. Agora com a parceria como o Patati Patatá, o céu é o limite para esta família de origem romena.

Sou herdeiro de uma tradição circense,  passada pelo mestre Orlando Orfei, um tradicionalista, que acreditava no Circo! Circo! - Orlando, se fosse vivo, ficaria encantado pela forma simples e pura, que ele considerava eternas, transmitidas pelo Patati Patatá - afirma a viúva Herta Orfei.

*Tive o privilégio de pertencer a uma das maiores companhias do mundo nos áureos tempos nas décadas de 70 e 80. Circo Nacional D'italia Orlando Orfei.
Site Oficial
Praça de alimentação

Banheiros

Produtos à venda
Tatiane, Julio e Julinha
Eric e Giovanna à vontade
As luzes do Circo

O espetáculo


A plateia era só alegria.

Cenografia do Patati Patatá

Sorvetes e salgados

Cachorro quente

A tradicional Bandinha

Patati Patatá para fotogafias

O sonho do Circo

Agradecimentos ao Junior e Erika.

Eric, Raquel e Giovanna com o Patati e o Patatá

Eu e Giovanna com o Patati e Patatá

sábado, 12 de maio de 2018

Uma das sete maravilhas botânicas de Nova Iguaçu

 * David Avelar
Quando, há 22 anos atrás, eu fiz meu primeiro site pessoal, na introdução eu escrevo que moro em Nova Iguaçu, uma cidade provinciana, com o privilégio de morar ao lado da capital cultural do Brasil: Rio de Janeiro. 

Continuo pensando assim. Infelizmente, agora, com tanta violência, temos  escolher bem os lugares onde ir. "Mas, navegar é preciso..." e hoje eu tive o privilégio de conhecer o Espaço Bio Botânico Tinguá, na Via Light, administrados pelo biólogo Marcelo Reis e pelo advogado Mário Somma. 

Renova-se o meu fascínio por esta cidade. Não há palavras para descrever a beleza do que eles fizeram na esquina da Via Light com Coronel Francisco Soares. 

Marcelo mostra-me um pé de pitanga, doado por uma querida amiga nossa, num vaso que, devido a uma poda muito bem feita, pode se, chamar de um grande bonsai, cheio de flores de pitanga em seu tronco. Uma obra de arte, digna de qualquer jardim.


Marcelo que mora desde sempre em Tinguá, é apaixonado pela natureza. Uma vez durante as inaugurações do governo da prefeita Sheila Gama, depois do evento, fomos para o sitio do amigo para um churrasco. Eu preferi sair "catando" frutas na imensa propriedade.

Vou tentar aguçar a curiosidade dos meus leitores com algumas imagens e com isso convidá-los a irem até este cantinho bucólico, que devido às cargas de altíssima tensão, que viajam nos fios das torres da Light para abastecer o Rio de Janeiro, nos permitem ter um cinturão verde em toda a extensão da cidade, com lugares maravilhosos como este pequeno "Jardim do Éden". Não deixem de visitar uma das sete maravilhas botânicas de Nova Iguaçu. 
Matérias correlatas
No Jornal de Hoje
*David Avelar é jornalista e exerceu o cargo de Coordenador de Comunicação Social da Prefeitura de Nova Iguaçu de 83 a 86 e Assessor técnico especializado em WEB de 2010 a 2013. na Semcom/PCNI.