terça-feira, 20 de agosto de 2024

Por mares nunca dantes navegados.

Quando eu tinha 10 anos (1961) adorava ver os navios-escola de todos os países passarem ao largo de minha Ilha (Pico, Ilha montanha) uma das nove ilhas do arquipélago dos Açores, bem no centro do Atlântico Norte. 
Por ali passavam a maioria dos navios que navegavam entre as Américas e a Europa. Todos paravam na Marinha da Horta - Ilha do Faial, para abastecimento de viveres. Uma Doca para mais de 500 barcos de todas as categorias. 

Marina da Horta
https://g.co/kgs/bfw8swz

Era tradição deixar sua marca registrada nas paredes do mole. Por ali pasavam navio-escola Sagres de Portugal, e  inúmeros veleiros de grande porte. Eu ficava encantado e com desejo de seguir a minha vocação marítima centenária de meus antepassados. 

Mas um dia algo aconteceu nesse ano. Todos correram para ver um Bergantin com velas marrons que vinha do Caribe. Era o Albatrozz com o seu passadiço de bronze dourado misturado com madeirame envernizado com seus velames magníficos e sua configuração única. 
O tempo passou e anteontem pesquisando no YouTube tive a grata surpresa de encontrar um filme que eu não sabia nem que existia sobre o Albatrozz chamado White Squall, (Tormenta) filmado em 1961 com Jeff Bridges e direção de Ridley Scott. Não precisa dizer que eu voltei no tempo.
Uma história verdadeira e incrível. Não vou dar spoiler. 
Vou deixar o link abaixo para que assistam a essa obra prima.

Link do filme Tormenta (clique e assista)

Nenhum comentário:

Postar um comentário