terça-feira, 31 de outubro de 2023

HTO - Hospital Melchiades Calasans. Uma surpresa!



David Avelar 
Mais uma vez, eu queria falar da Saúde na Baixada Fluminense.
Sempre ouço críticas sobre o atendimento da rede pública de saúde, porém, a maioria do povo se 
esquece como era há alguns anos atrás.
Melhorou muito ! 
E quando falam do Hospital Geral de Nova Iguaçu (posse) se esquecem que esta Unidade recebe pacientes de toda a Baixada e muitas vezes do Rio de Janeiro. 
Quem quiser saber mais sobre o histórico da minha internação em 2019 é só clicar no link.
Hoje eu quero destacar uma unidade hospitalar de excelência : O HTO Nilópolis - mais conhecido como Hospital Melchiades Calazans. 
Ouvi falar desta Unidade em dois momentos da minha vida, quando ainda era Hospital Maternidade, depois quando foi totalmente recuperado, sob direção do dr. Joé Goulart, em 2011.  
Agora, devido a um acidente doméstico sofrido por minha esposa - uma queda , há 12 dias e que foi, do dia, diagnosticada como uma “pequena lesão”.
Quando o quadro não evoluiu para melhoras, domingo passado providenciei a remoção dela para um hospital que fizesse diagnóstico por imagem. 
Na terça-feira ela foi levada pelo SAMU de Nova Iguaçu até o HTO, e logo constatou-se que ela estava com o colo do fêmur fraturado.
Seguindo os trâmites normais, ela retornou a HGNI- Hospital Geral de Nova Iguaçu. Onde foi confirmada a fratura séria do fêmur. 
Ali ela fez todos os exames, quando foi transferida para o HTO.
Nesta matéria quero também destacar a qualidade de saúde deste hospital referência que, há 7 dias recebeu minha esposa e a entregou ao conforto do seu lar nesta segunda-feira 30. 
Muito perguntam porque eu tenho essa preocupação em divulgar as coisas da região onde moramos. Porque a maioria da mídia só vem aqui para divulgar coisas ruins de nossa região e dificilmente falam da eficiência dos Hospitais, das Upas enfim de todas as  instituições de saúde e da nossa qualidade de vida. Tem muitas deficiências mas não se esqueçam que parte população da grande da região metropolitana do Rio de Janeiro (11mi) é atendida por uma rede pública chamada SUS.Voltando à  internação da minha esposa no HTO, ela deu entrada na terça-feira, onde sofreu uma cirurgia para implantação de uma prótese de fêmur e obteve alta médica nesta segunda-feira.
E o que uma vez mais me impressionou e é raro encontrar nos países por onde andei é o calor humano com que as pessoas são atendidas. 
Há excessões? Sim, como em todos os lugares. 
Mas no HTO assim como no HGNI, desde o profissional de limpeza passando pelos técnicos, pelos enfermeiros, pelos médicos, eu só tenho que elogiar.
E como heróis que são vou relacionar abaixo aqueles que foram gravados por mim na minha memória afetiva, sem nominar grandes amigos, eternos companheiros, que me ajudaram muito nessa jornada. A todos eles a minha eterna gratidão.
Valéria Boechat
Janice  do Samu
Rubens, incansável motorista da ambulância.
HTO
Enfermeira Natália
Enfermeira Francisca Rodrigues (Calypso) a alegria do hospital.
Enfermeira Ohana
Enfermeira Joyce
Enfermeira Vitória
Enfermeira Sheiane
Dr. Harrison 
Dr. Marcos 
Meu querido companheiro de longa data Dr.José Roberto Pinto Barbosa.
Assistente Social Delma
Assistente Social Roseni
 Cassia limpeza 
Dr Marcelo fisioterapeuta
Fisioterapeuta Leanderson