quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Festival EncontrArte homenageia o ator, circense e empresário Marcos Frota



David Avelar
No ultimo dia 9, o ator Marcos Frota foi homenageado no EncontrArte, na 17 ª edição. O evento aconteceu no Teatro do SESC Nova Iguaçu de 9 a 14-11.

Este ano, foram 10 espetáculos, duas oficinas e uma palestra, divididos em seis dias. Uma das oficinas, Teatro Infantil, com o ator Felipe Villela, dia 10, mostrou como o teatro pode servir para a socialização do aluno. A outra, com Marcos Camelo, da Adorável Cia, dia 11, vai trazer de Jogo, Leveza e Identidade, iniciando os interessados em conhecer a arte da palhaçaria e do improviso. Quer compreender como o ator pode transformar seu corpo um instrumento de trabalho em função da arte? Então não perca a palestra O Ator e Gesto Consciente, com o ator Renato Neves, da Cia Os Ciclomáticos, dia 13. Todas as aulas serão na sala Multiuso 1, do SESC Nova Iguaçu.

E aí vem a maior contribuição do homenageando Marcos Frota que, seguindo a missão do mestre Orlando Orfei, também homenageado pelo Encontrarte em 2008, leva o circo mais de 27 comunidades através do UNICiRCO- Universidade Livre do Circo e roda o Brasil com o Marcos Frota Circo Show com 5 espetáculos itinerantes, além do circo na Quinta da Boa Vista, que recebe gratuitamente crianças de comunidades e entidades filantrópicas como a APAE de Nova Iguaçu que, há 9 anos faz do passeio ao Circo um dos dias da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.

Ator, circense e empresário, Marcos Frota vai completar 40 anos de carreira  no próximo ano. Mineiro, ele se mudou para São Paulo, onde estudava pedagogia na PUC quando se viu atraído pelo teatro. Ingressou na profissão e atuou em mais de 20 peças. Depois foi para a TV, onde participou de várias novelas de sucesso, entre as quais Cambalacho, na qual interpretava o trapezista Rick.  Ele se apaixonou pela função e pelo circo. Atuou também em oito filmes.

Marcos foi o apresentador oficial do filme “O Grande Circo Místico”, de Cacá Diegues, no 46º Festival de Gramado este ano, onde participa também como ator. O longa dirigido por Cacá Diegues foi exibido primeiro na 71ª edição do Festival de Cannes, em maio deste ano.
Parabéns a Claudina Pereira, Fabio Mateus e toda a trupe do EncontrArte. 
Fonte: Bernadete Travassos Assessora de Imprensa EncontrArte
Pesquisa: Google


Marcos Frota homanageado no EcontrArte 2018

Marcos Frota e a direção do EncontrArte



Famoso e lindo número de cortinas

Trupe do EncontrArte no SESC

Cacá Diegues e Marcos Frota
Orlando Orfei homenageado no EncontrArte
Avant-premier do Documentário da vida de Orlando Orei de Silas Andrade, no UNICIRCO

Marcos Frota rende homenagem a Orlando Orfei


2 comentários:

gabriela orfei disse...

Parabéns David pelo teu Blog no qual comoartilhas assuntos inteligentes e interessantes!
Como bem dizes sem ser pretensioso, contribuis assim um pouco com o desenvolvimento cultural do ser humano😊👍.
Um grande abraço
Gabriela Orfei

Claudinah Oliveira disse...

Que cobertura maravilhosa! E viva as Artes Cênicas, do nosso Brasil, com circo, alegrias e acessibilidade à todos! Imensa gratidão querido Davi!