sábado, 21 de março de 2009

Camara do Deputados realiza O FORUM BRASILEIRO DO CIRCO dia 26 de março em Brasília e não convida entidades circenses.

Será que esta leoa, um animal selvagem, foi maltratada por seu domador?
Orlando Orfei e Elza.

Marlene Olimpia Querubin - Presidente da
UBCI - União Brasileira de Circos Itinerantes

Camara do Deputados realiza O FORUM BRASILEIRO DO CIRCO dia 26 de março em Brasília e não convida entidades circenses.

Por meio desta, manisfestamos nosso repúdio ao FORUM BRASILEIRO DO CIRCO que se realizará na Câmara dos Deputados, no próximo dia 26 de março, por iniciativa do Sr. José Carlos dos Santos Silva, palhaço Plim Plim, assessor do Deputado Paulo Rubem Santiago do PDT-PE.



O FORUM BRASILEIRO DO CIRCO, iniciativa que poderia merecer aplausos, está maculado com um defeito gravíssimo que o descredencia como gerador de bases para a construção de uma legislação adequada e de políticas públicas de incentivo a atividade circense.


Ora, Fóruns, eram os centros das cidades romanas, o mesmo que Àgora para os Gregos, era lá que os cidadãos debatiam assuntos ligados ao comércio, religião, sociedade etc. O FORUM BRASILEIRO DO CIRCO pretende discutir assuntos que envolvem o Poder Público e a comunidade circense e que podem selar o destino de muitas famílias, empresas e tradições culturais milenares.


Mas para esse encontro que se entitula FORUM BRASILEIRO DO CIRCO não foi chamada nenhuma entidade que represente, empresários circenses, familias circenses e artistas circenses. Quem representa o CIRCO brasileiro neste fórum? O palhaço Plim Plim? Jamais!!!


É inadmissível que o assessor de um representante do povo brasileiro, um deputado, realize um evento dessa importância sem saber que existem a UBCI – União Brasileira de Circos Itinerantes, ASFACI - Associação das Famílias Circensesa ABRACIRCO – Associação Brasileira de Circo e o SATED – Sindicato dos Artistase Técnicos em Espetáculos e Diversões. Isso sem falar em ONG's que defendem os animais em circo, Associação dos Zoológicos, Cooperativas de artistas circenses etc.


Mas essas quatro entidas acima citadas são militantes da defesa das artes circenses que JAMAIS poderiam ser esquecidas nesse evento.
Esse fato DESCREDENCIA a iniciativa e retira dela qualquer credibilidade que a mesma poderia impor junto aos órgãos do Estado.


Uma intenção de onde poderia surgir uma gama enorme de sugestões para vários setores do Poder Público, acaba por reverter toda uma articulação – de anos - da comunidade circense, no combate a aprovação do substitutivo ao Projeto de Lei 7291/06 apresentado pelo Deputado Antonio Carlos Biffi, do PT/MS.


O Senador Álvaro Dias apresentou o Projeto de Lei original, que regulava a atividade circense, o PL foi resultado de anos de discussão com a classe circense e todos seus legítimos representantes.


A realização desse FÓRUM, sem que fossem convidadas as entidades representativas do Circo Brasileiro, justamente na véspera do dia em que é comemorado o dia nacional do Circo, quando todos os circenses estão se preparando para vários espetáculos comemorativos, nos parece uma forma de realizar o evento sem discussão daquele substitutivo que pode acabar com tradições que remontam a gerações inteiras de famílias circenses, fechar várias empresas e tornar profissionais reconhecidos mundialmente sem emprego, dentre outras desgraças e arbitrariedades que a aprovação daquele substitutivo pode causar.


É vergonhosa a forma discriminatória como os circos são tratados no substitutivo, é inconstitucional, anti-ético, anti-democrático e aviltante o tratamento destinado aos artistas circenses, suas famílias e aos empresários circenses.


Enfim, todas as entidades, que assinam esta carta de repúdio, querem informar que não foram convidadas ao Forum Brasileiro do Circo, que será realizado em data inoportuna e não terá nenhuma credibilidade, tendo em vista que não haverá diálogo e participação dos legítimos representantesdo CIRCO BRASILEIRO.

Rogamos a todas autoridades que recebem nossa carta, que tomem providências no sentido de fazer valer o Estado Democrático de Direito, e que nãose deixem enganar por oportunistas que não conhecem a realiadade do Circo no Brasil, seus anseios, angústias e problemas.


Esta carta está sendo enviada para toda a imprensa, com a lista de autoridades as quais a mesma foi encaminhadas por via eletrônica.


Atenciosamente.
( assinam as entidades e demais )


UBCI- União Brasileira de Circos Itinerantes
Marlene Olimpia Querubin
Presidencia
www.spacial.com.br
+55 - 11 92919857
+55 - 11 7875 2193


Carta aberta a Marlene Olimpia Querubin - Presidente da UBCI - União Brasileira de Circos Itinerantes

Cara Marlene.
Saudações!

É importantíssimo que você. que é eloquente e hoje uma das mais importantes representantes dos circos brasileiros, tome a frente e se faça representar. Numa conversa, no Anhembi em 2006, entre eu, Beto Pinheiro, George Stevanovich, Marcio Stankowich, e o pai, Orlando Orfei e Mário Orfei, Arturito, e acho que você, não lembro, eu lembrei que o maior problema dos Circos no Brasil era a falta de uma representatividade efetiva. Ele fizeram, tudo isto porque sempre acharam que nós éramos um bando de ciganos sem identidade política. Eles nunca imaginaram possibilidade de terem todos os os circos com seus animais e carretas caminhões e trailers, reunidos a Esplanada dos Ministérios em Brasilia, protestando, contra a discriminação aos circenses. Isso eu npropus naquela noite, mas entrou por um ouvido e saiu pelo outro. "Fogueira das Vaidades". Dez anos (1970-1980) eu permaneci no Orlando Orfei e nunca senti intenção de unificação dos mais famosos. Orfei, Garcia, Thyani, Bartolo, Spacial e até o Beto Carreiro.
Quando eu estava Coordenador de Comunicação Social da Prefeitura Municipal Nova Iguaçu, (1983-1986), e esquecia de convidar uma entidade, para uma audiência pública, esta imediatamente se fazia representar, até, mediante uma simples e sumária liminar. É de suma importância que estas entidades estejam presentes dia 26, até para demonstrar força junto aos congressistas, única linguagem que eles respeitam neste estado de direito dito democrático. É pena que Orlando Orfei, debaixo dos seus 88 anos de idade, não possa estar presente, mas se você for, garanto que já é meio caminho andando.
Continuamos aqui em nova Iguaçu à sua disposição.
Vou publicar a tua carta assim como esta, no meu Blog.
Atenciosamente
David Avelar
Assessor de Imprensa de Orlando Orfei
www.davidavelar.blogspot.com
davidavelar@yahoo.com.br

Nestes links estão os resultados da desunião:
********************************************************************************
Olá amigos!

Talvez não seja do conhecimento dos senhores, portanto, repasso a informação.

Vamos nos manifestar contra essa enganação que é o Fórum Brasileiro do Circo (a ser promovido pela Câmara dos Deputados)! Como sempre, o Circo é vítima da visão preconceituosa, deturpada, terrorista, fundamentalista e interesseira de alguns elementos.
Abaixo, segue texto sugerido como carta de repúdio ao evento, elaborado pelas competentes Senhoras Alice Viveiros de Castro e Marlene Querubim:
Alan Fabre.




diHITT - Notícias

Um comentário:

patricia disse...

Caros colegas, o Le cirque repudia totalmente este forum a ser realizado na camara dos deputados no dia 26 próximo, pois visa tratar de questões que "aparentemente" abrange as necessidades da classe circense, onde os principais representantes desta classe não foram sequer informados da pauta, nem tão pouco convidados os verdadeiros membros e entidades que militam pela causa,os que buscam suprir democraticamente todas as necessidades dos circenses.
Como podemos confiar em um palhaço denominado "Plin Plin" onde exterioriza que circos com animais domésticos não devem ser proibidos? O que este falso representante faria em prol do Le Cirque, Circo Estoril, Circo Portugal,Circo Royter, Circo Zanquetini, Circo Torricelli, Circo Bremer, Circo Stankowich dentre outros que possuem animais exóticos? Suponho que, dependendo do "Plin Plin", Os circos acima mencionados estariam à deriva! Completamente indefesos! Não podemos deixar alguém que milita em causa própria, defender os interesses de uma classe cujas necessidades são imensamente maiores que uma exposição demagoga que mostra as mazelas do circo!
Temos representantes com muito mais conhecimento de causa que o palhaço "Plin Plin" como: UBCI, ASFACE, SULA MAVRUDIS, FAMÍLIA ZANQUETINI, MÁRCIO STANKOWICH, GILBERTO MIRANDA, ALICE VIVEIROS, AUGUSTO STEVANOVICH,LUZDALMA PORTUGAL, dentre outros tradicionais de circo.
Portanto, desta forma se manifesta o Circo Le Cirque em questão à este fórum.

Atenciosamente

Patrícia Amorim/Circo Le Cirque